Notícias

PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO

Publicado: outubro, 2017

O plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado para toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

O plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado por escrito por profissional habilitado, levando-se em conta os seguintes aspectos:

»  localização (por exemplo: urbana, rural, características da vizinhança, distâncias de outras edificações e/ou riscos, distância da unidade do Corpo de Bombeiros, existência de Plano de Auxílio Mútuo-PAM etc.);
»  construção (por exemplo: alvenaria, concreto, metálica, madeira etc.);
»  ocupação (por exemplo: industrial, comercial, residencial, escolar etc.);
»  população (por exemplo: fixa, flutuante, características, cultura etc.);
»  característica de funcionamento (horários e turnos de trabalho e os dias e horários fora do expediente);
»  pessoas portadoras de deficiências;
»  outros riscos específicos inerentes à atividade;
»  recursos humanos (por exemplo: brigada de incêndio, bombeiros profissionais civis, grupos de apoio etc.) e materiais existentes (por exemplo: extintores de incêndio, iluminação de emergência, sinalização, saídas de emergência, sistema de hidrantes, chuveiros automáticos, sistema de detecção e alarme de incêndio etc.).

Após o levantamento dos aspectos, o profissional habilitado deve realizar uma análise de riscos da planta com o objetivo de minimizar e/ou eliminar todos os riscos existentes.
NOTA: As técnicas de análise de riscos incluem, mas não estão limitadas às seguintes técnicas: what if, checklist, hazop, árvore de falhas, diagrama lógico de falhas.
O Corpo de Bombeiros e a comunidade (principalmente as edificações do entorno) devem ser envolvidos na elaboração do plano de emergência contra incêndio. Cópia do plano deve ser fornecida ao Corpo de Bombeiros.

Deve ser prevista a interface do plano de emergência contra incêndio com outros planos da planta, por exemplo: explosões, inundações, atentados, vazamentos etc.
O plano de emergência contra incêndio deve ser referendado por escrito pelo responsável pela ocupação da planta.

“A segurança do trabalho bem pertinho de você”


Comentários no Facebook

Últimas Dicas

PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO

VER MAIS

PPRA

VER MAIS